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    Faço parte do INDIGENTE - Interactive Digital Entertainment e nesse blog pretendo escrever sobre minhas experiências dentro dos projetos que participo nesse grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos. Em resumo, esse blog funcionará como um diário de produção. Aqui, você poderá acompanhar o que faço, que técnicas aplico, que referências uso, as dificuldade que passei e tudo mais que de alguma forma me ajuda dentro do meu trabalho. Espero que esse blog ajude você de alguma forma também. Seja bem vindo e boa leitura.

Semana de Apresentações

Posted by Jandson On 10:43 0 comentários

Bem, essa semana que passou eu diria que o kirimurê mais uma vez foi a estrela do Indigente. Muita gente quer conhecer um dos nossos principais projetos na atualidade. Durante a semana tivemos uma apresentação feita por Adolfo no Instituto Anísio Teixeira-IAT. Tivemos alguns contratempos com relação ao equipamento que seria utilizado na exibição do Kirimurê. Isso porque temos um MacBook Pro que fica pronto para eventos desse tipo, mas como esse MacBook estava na sala de Vaninha, nossa coordenadora, e a mesma não se encontrava em Salvador, foi complicado mas no final conseguimos encontrar a professora Lais, que compartilha a sala com Vaninha e tinha acesso ao equipamento. Com esse episódio descobri que o Kirimurê não pode ser executado em máquina virtual. Isso porque a parte de renderização 3D não pode ser feita por software e sim por hardware. Isso acaba por reforçar a minha teoria de que o baixo desempenho do Kirimurê em máquinas com placas de vídeo da SIS ou da VIA se dá pelo fato de muita coisa ser feita por software. Voltando um pouco a apresentação que aconteceu no IAT, tivemos problemas também na exibição do kirimurê, não por conta do passeio em si, mas por conta do equipamento utilizado na projeção que não aceitava a resolução 1280 x 800. Realmente, na hora de compilar e configurar o Kirimurê para rodar no MacBook, esqueci de mudar esse detalhe, mas não é nada complicado. Nada que não pudesse ser resolvido no momento da apresentação. Existe um arquivo na pasta save chamada User.cfg. Esse arquivo contém as configurações do DirectX e inclui também coisas como resolução. Bastava abrir esse arquivo com o bloco de notas mesmo e alterar a resolução de 1280 x 800 para 800 x 600 que geralmente é aceita pelos projetores. Falha de comunicação entre quem apresentou o Kirimurê no IAT e a equipe de programação. Mas isso é uma discussão interna, não vamos prolongar muito isso aqui.
A outra apresentação que tivemos do Kirimurê, essa sim com um pouco mais de sucesso, aconteceu no dia 09/06 no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação - PAF1. Essa apresentação aconteceu em conjunto com a apresentação da empresa de desenvolvimento de jogos Gamenyx. Com essa apresentação podemos perceber que estamos no caminho certo ao apostar no mercado de jogos. Não é um ramo fácil. Muitas pessoas não dão valor ao que fazemos mas, é um mercado que cresce muito e aos poucos as pessoas começam a perceber as vantagens desse ramo.
Infelizmente não tive tempo de avisar aqui sobre as apresentações, mas tentarei avisar com antecedência as próximas. Ainda não me acostumei com essa coisa de postar em blog, espero que isso melhore com o tempo e acabe virando um hábito. Assim, as próximas gerações de desenvolvedores de jogos no Indigente e em qualquer outro lugar não precisaram passar pelas mesmas dificuldades que passamos.

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